Sair do Brasil para morar em outro país é um desejo de muitos, não importa se é apenas por um periodo (para aprender uma nova língua ou fazer aquele curso profissional tão sonhado), ou para sempre. O importante mesmo, antes de fazer as malas e encarar esse desafio, é se programar direitinho e conseguir todos os documentos necessários para viver legalmente em um outro país.
Então, se o seu destino final é a Itália, bem-vindo! Espero que esse artigo possa te ajudar a tirar algumas dúvidas e atravessar o oceano Atlântico sem (tantas) preocupações. 
Visitar a Itália - TURISTA
Para uma estadia de até 3 meses na Itália, não é necessário tirar nenhum tipo de visto. A única obrigação, além do passaporte válido, é fazer um seguro viagem durante o período da estadia com uma cobertura mínima de 30 mil euros. Durante todas as minhas idas e vindas entre o Brasil e a Itália, nunca, isso mesmo, NUNCA, me pediram para apresentar o seguro viagem, mas é melhor não viajar sem ele!
Morar na Itália para ESTUDAR 
O visto de estudo pode ser pedido para qualquer curso que dure mais de 3 meses e após a aprovação da universidade. Ou seja, a primeira coisa que você deve fazer é escolher a universidade e o curso desejado. Ao contrário do Brasil, o período de inscrição para os cursos universitários é durante o meio do ano, entre os meses de setembro e outubro (mas depende do tipo de curso, as inscrições para o Doutorado, por exemplo, geralmente são realizadas no primeiro semestre do ano). 
Somente após o recebimento da carta de aceite da universidade é que você pode dar entrada no visto. Porém, além da aprovação na universidade, você também precisa: 
- Fazer o seguro saúde (para garantir acesso médico durante os meses de estudo);
- Atestar uma hospedagem (pode ser até mesmo a reserva de um hotel, se você quiser buscar apartamentos diretamente na Itália);
- Comprar a passagem aérea (pelo menos a ida);
- Comprovar uma renda fixa durante o período na Itália, o que recai geralmente em duas opções: conseguir uma bolsa de estudos ou atestar que seus pais podem te manter financeiramente.
Uma vez recebido o visto e após a chegada na Itália, é preciso pedir o Permesso di Soggiorno per studio (permissão para estudar na Itália) na polícia de imigração, que é como se fosse a tua identidade dentro do país (mas para viajar para outros países durante o período, é sempre necessário levar o passaporte).
O Permesso di Soggiorno também te dá a possibilidade de trabalhar legalmente no país, a tempo parcial (máximo de 20 horas semanais), o que pode ser uma boa oportunidade pra conseguir um Permesso di Soggiorno per Lavoro (permissão para trabalhar) no futuro.
Morar na Itália para TRABALHAR
Encontrar um emprego na Itália morando no Brasil e sem cidadania europeia é quase impossível (eu diria até impossível, mas nunca se sabe né). O governo italiano não incentiva a vinda de extrangeiros se não for realmente necessário, afinal, a taxa de desemprego por aqui também está bem alta... Então, a melhor forma de viver legalmente na Itália é começar estudando no país, e a partir daí, conseguir um visto de trabalho.
Também é possível ingressar no país com o visto de trabalhador autônomo. Essa outra modalidade não exige a presença do empregador, mas você precisa cumprir uma série de exigências do consulado para poder abrir uma empresa aqui na Itália (e vamos combinar, muito dinheiro também, sem dúvidas).
CASAR na Itália 
Bom, o casamento ainda é a forma mais fácil de imigrar para qualquer país! haha Casar com um cidadão italiano te dá direito a residir no país e futuramente também te concede a cidadania italiana.
Além do tradicional casamento, desde o ano passado, com a publicação da Lei n. 76/2016, a Itália também regularizou a Convivenza di Fatto (que é basicamente a nossa União Estável). Essa lei, que foi criada para permitir a União Civil entre casais homossexuais, também permite a migração do "cônjugue" estranjeiro (seja ele de que sexo for). Mas para fazer a União Estável é necessário primeiramente estar registrado no Comune (prefeitura). Ou seja, tem que pedir um visto para entrar no país...
A dica de ouro para qualquer tipo de visto, e até mesmo para os trâmites de casamento, é ter paciência, muuuuita paciência! Se o Brasil é conhecido pela sua burocracia, a Itália não fica atrás. É preciso ter uma boa dose de paciência para fazer todas as traduções requeridas, tirar 176383874  de fotocópias e, por fim, esperar o tão sonhado Permesso di Soggiorno!
 

Comentários
Postar um comentário