Qual o melhor sorvete do mundo?


A fama do sorvete italiano é mundial, isso ninguém pode negar. Passamos a nossa vida escutando sobre ele: melhor sorvete do mundo, cremosíssimo, uma delícia, totalmente diferente do sorvete brasileiro, e muitas coisas mais. Mas será que o Gelato Italiano é realmente o melhor? Ou será que o sorvete de Belém fica na frente? Vamos aos fatos!

SORVETE ITALIANO

O sorvete italiano é realmente cremoso e parece mais leve que o sorvete belenense, dá pra comer umas duas casquinhas sem nem pesar (tanto) no estômago. Além disso, conta com uma variedade incrível de produtores, ou seja, em cada esquina de cada cidade italiana dá pra encontrar uma sorveteria diferente e geralmente com produção própria, o que garante um sorvete bem mais fresquinho. 

Outra coisa boa do gelato é a possibilidade de escolher dois sabores, muitas vezes até na casquinha pequena, o que te dá a chance de provar mais sabores novos (o que na Cairú não acontece nunca jamais, temos que pagar quase o dobro pra conseguir duas bolas e dois tipos de sorvete diferentes).


Por outro lado, os sabores frequentemente disponíveis aqui na Itália são quase sempre os mesmos: chocolate, morango, stracciatella (que seria um flocos gourmet, na minha opinião), avelã, limão e pistache. No verão, dá pra encontrar mais facilmente também os sabores de fruta, como melão, melancia, abacaxi e pêssego.

Além da menor disponibilidade de sabores exóticos, o que me incomoda mesmo no sorvete italiano (já tive esse problema em inúmeras sorveterias) é a qualidade da casquinha! Eu sou a louca da casquinha crocante, então, na hora de escolher a sorveteria do dia, sempre vejo logo o tipo de casquinha disponível.

Na foto aí ao lado vocês podem ver que as casquinhas menores parecem aquelas de "sorvete de rua". A solução é pagar mais pela versão maior (de 3 ou 4 bolas), ou buscar outra sorveteria (é o que eu sempre acabo fazendo!).

Claro que eu estou colocando todos as sorveterias italianas numa mesma caixinha, para fazer uma comparação geral, mas na verdade cada uma delas é uma realidade diferente e única.

SORVETE BELENENSE: Cairú

Ao falar de sorvete de Belém, estamos falando basicamente da sorveteria Cairú (Ice Bode fica logo atrás, hein). A Cairú tem produção artesanal e oferece uma imensa variedade de sabores únicos da nossa região, como açaí, bacuri, mestiço, taperebá, pavê de cupuaçu, tapioca (e muitos outros sabores que só não vou citar porque já ta batendo aquela saudade só de lembrar!).

Sorvetes com uma textura firme, que resistem ao calor forte de Belém (o que não é pra qualquer um, como vocês bem sabem), e que ao mesmo tempo são macios e cremosos, derretendo na boca.


Então, ao programar a viagem de vocês pra Itália, não tenham dúvidas de que o melhor prato de macarrão vocês vão encontrar por aqui, mas o sorvete... Esse não, o melhor sorvete vocês encontram aí mesmo em Belém! :)

Comentários