Rocca Calascio: uma das belezas desconhecidas da Itália


     O Abruzzo é uma região da Itália bem esquecida pelos estrangeiros, porque além de não ter nenhuma cidade conhecida internacionalmente (zero Milão ou Roma), os times de futebol daqui geralmente não chegam na primeira divisão (acreditem, isso é uma coisa muito importante para os amantes do futebol, alguns conhecem a cidade de Pescara justamente só pelo time). 

     Os estrangeiros que chegam por aqui são comumente franceses ou alemães, devido à proximidade física e ao clima mais ameno. E recentemente, com a abertura do aeroporto de Pescara à vôos internacionais (obrigada, Ryanair), o fluxo de turistas aumentou bastante, mas quase sempre na temporada estiva e nas áreas do litoral do mar adriático.

     Mas muito mais do que "apenas praias", o Abruzzo tem inúmeras belezas naturais que valem a pena visitar. Uma delas é a Rocca Calascio, um castelo datado do século XII, situado sobre uma rocha a 1460 metros de altura. Desde Roma, a distância para chegar é de menos de 2 horas. Antigamente, era utilizado como ponto de observação militar, em comunicação com outras torres e castelos próximos. Mas hoje em dia, é um ponto de observação perfeito para apreciar as belezas naturais da área, como a estrutura rochosa da montanha e os campos de pastoreio.


     A Rocca encontra-se na província de L'Aquila, na qual também se localiza o Parque Nacional do Gran Sasso. O Gran Sasso refere-se a um conjunto de montanhas, cujo pico mais alto é o Corno Grande com 2.912 metros de altura. É também outra ótima opção para fazer turismo na região em todas as estações do ano: esquiar durante o inverno e conhecer as belezas do parque durante verão.

     Além da Rocca Calascio, é possível conhecer também a igreja de Santa Maria da Piedade (chiesa di Santa Maria della Pietà), que se encontra aos pés da Rocca. Foi construida no final do século XVI, e de acordo com o Wikipedia, no seu interior há uma pintura da Virgem Miraculosa e uma escultura de São Miguel Arcanjo. Infelizmente, não pude entrar na igreja, porque ela estava trancada, mas ainda é usada como oratório dos devotos. 


     A paisagem de Rocca Calascio já serviu de set para muitos filmes desde a década de 60. Entre eles, destaco O nome da Rosa, rodado em 1986 e ganhador de muitos prêmios internacionais, e The American, do ano de 2010 e que contou com a participação de George Clooney. 


      *As fotos postadas obviamente não retratam 100% a beleza do lugar. Rocca Calascio é realmente impressionante, estupefante, espetacular, extasiante e todos os outros adjetivos que vocês quiserem usar pra representar a beleza do local.
     *Obrigada Wikipedia por todas as informações detalhadas!

Comentários