Viver no exterior e a saudade de casa


Viver em um novo país é uma oportunidade incrível, repleta de novas experiências e sensações. Para os que têm espírito aventureiro e são adeptos da frase: "o mundo é muito grande para nascer e morrer no mesmo lugar", viver fora do Brasil se transforma naquela tão esperada liberdade, que vem acompanhada de uma leve ansiedade para conhecer tudo ao redor e poder aproveitar ao máximo.

Mas por mais que você esteja 100% integrado na sua nova cidade (o que nem sempre acontece), você sempre vai ter aqueles momentos de saudade do Brasil. Seja da sua família, dos amigos deixados por lá, ou até mesmo de falar português com alguém; a saudade vem até quando você menos imagina e algumas vezes te consegue te deixar pra baixo.

E o que dizer então dos dias festivos? O aniversário da sua mãe que você ligou dez mil vezes pra não perder nenhum minuto, aquele casamento da amiga que você não pode ir, o último aniversário da avó que você tava longe. 

Nesses momentos de tristeza, o primeiro passo é lembrar que morar no exterior foi uma decisão sua e, que por tanto, deve te proporciona mais alegrias que tristezas. Se você escolheu esse caminho, seja para seguir o seu caminho profissional ou por motivos pessoais, o importante é que você esteja realizado com a sua decisão, apesar de tudo.

Além disso, é fundamental fortalecer os novos laços de amizades criados, formando uma nova família fora do Brasil. Sem dúvida, esse é o quesito mais relevante, porque saudade combinada com solidão é um caminho fácil pra outros problemas psicológicos (acreditem, já passei por isso e não desejo pra ninguém). 

Então, não adianta ficar fazendo corpo mole em casa não! Tem que sair pra encontrar os amigos mesmo que faça o maior frio lá fora (pra quem tá acostumado com o calorzinho de Belém, isso não é fácil não haha)

No mais, é só seguir a filosofia do pensamento positivo e aproveitar a tecnologia pra matar a saudade dos que ficaram do lado de lá, afinal, saudade não é sinônimo de tristeza, o importante é reconhecer que apesar de tudo o que você deixou pra trás, a vida construida por aqui tá valendo (e muito) a pena! :)

Comentários